Lei Anti-Emo pode entrar em vigor na Rússia

    Compartilhe

    Tsukyomi
    Mirror

    Feminino
    Número de Mensagens : 199
    Idade : 24
    Localização : Sengoku Jidai
    Humor : Alegre
    Pontos : 12
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 23/02/2008

    Lei Anti-Emo pode entrar em vigor na Rússia

    Mensagem por Tsukyomi em Sab Ago 02, 2008 1:46 pm

    Minna-san... sei q isso nao tem nada haver com o Gac-chan, mas achei interessante as questões levantadas nesta matéria e decidi trazer para cá... vejam o que vcs acham...

    Lei Anti-Emo pode entrar em vigor na Rússia


    31.07.08 | 07:22 pm
    Acusados de masoquismo psicológico, os emos são alvo de represálias de gangues no Brasil, da mídia no Reino Unido e, na Rússia, até mesmo do governo

    Eduardo Ribeiro, texto
    Anna Gordon, fotos (The Guardian)




    Uma cultura jovem tem atraído muitos adeptos no mundo inteiro desde o ano de 2003 pra cá, quando Dashboard Confessional e My Chemical Romance se tornaram populares. Puxando uma série de outras bandas, esses nomes vieram na carona de outros já bem sucedidos no cenário "alternativo", como Jimmy Eat World, New Found Glory e Saves the Day.

    As canções, de tão dramáticas, fomentaram uma nova onda entre os adolescentes. E o visual, misturando referências que vão do punk ao gótico, passando pelo glam e o jeito típico de vestir do pessoal do hardcore melódico, criou a identidade. A essa turma, convencionou-se chamar de "emo" como um termo pejorativo, quase uma ofensa, mas muito bem aceito por eles.

    A ironia é que aquilo que conhecemos hoje por emo não tem muito a ver com o chamado Emotional Hardcore surgido em Washington DC em meados dos 80. Era nada além do que um hardcore mais harmonioso, com direito a dedilhados, notas soltas, oitavadas. Coisas que o movimento punk originalmente renegava na crueza dos três acordes. E dos versos.

    Nasce o rótulo
    Com letras que se opunham à agressão pura e simples contra o sistema, uma nova leva de bandas foi classificada pela primeira vez como emo pelo fanzine Maximum Rock'n'Roll. Depois, a revista Trasher e outros veículos ajudaram na caricatura de grupos como o Embrace, de Ian Mckaye (mesmo do Fugazi e Minor Threat, chefão da Dischord Records), Dag Nasty e Rites of Spring. Mais tarde apareceriam Falling Forward, Texas is the Reason, Sunny Day Real Estate, Mineral, Elliott, Sense Field, Lifetime, Hot Water Music, Split Lip e Get Up Kids. Esta segunda safra teve seu momento nos anos 90.


    O visual emo na virada dos 80 pros 90 era outro. Cabelo curto, óculos de armação preta, camisa com bolso, calça jeans, tênis de skate e mochilinha sem muitos adereços. Com o tempo, a nova geração emo pós-Blink 182 subverteu totalmente aquilo que já não passava de estereótipo.

    Vale informar que os primeiros grupos considerados emo nunca assumiram o rótulo, ao contrário do que testemunhamos hoje. Entendiam a tarja como chacota de jornalista. Da simples busca pela sensibilidade na música hardcore-punk, vejam só, nasceu uma tribo social, além de lucrativo mercado.

    A meninada encontrou na palavrinha um abrigo para qualquer coisa indefinida. A imagem de fragilidade pela qual ficaram marcados, estimulada pela melancolia gótica, faz sucesso, mas incomoda a sociedade.

    Agressão e repressão
    No último sábado, em Santo André, um rapaz de 16 anos foi agredido por sete pessoas por se assumir emo. Este não é o primeiro dos casos. Já aconteceram espancamentos em São Paulo, na região da Augusta. O ataque recente foi próximo ao Shopping ABC, conhecido ponto de encontro da tribo. O menino foi levado ao hospital.

    Segundo uma testemunha, o espancamento se deu por volta das 21h, e mais ou menos 200 "emos" foram surpreendidos por umas 50 pessoas. A violência é atribuída a Skinheads e ao sentimento de homofobia - já que entre os emos a diversidade sexual é vista com bons olhos.

    Em outros países, a cultura emo também sofre tiranias. Com o argumento de que os emos propagam uma "ideologia do negativismo", alguns políticos da Rússia querem colocar em vigor uma lei Anti-Emo. É isso mesmo. Sites deverão ser monitorados, músicas e videoclipes censurados, e um determinado look, desejam eles, será classificado como crime.

    A proposta de lei descreve emos como: "Jovens entre seus 12 e 16 anos, vestindo roupas em cores preto e rosa, cintos com rebite, unhas pintadas, piercings aplicados no rosto e na orelha e cabelo preto com franja cobrindo parte do rosto". A descrição afirma que a cultura emo encoraja a depressão, a reclusão social e até a prática de suicídio. A intenção é que a lei passe a funcionar até o final do ano.

    Protestos
    Na Sibéria, em Krasnoyarsk, uma legião de franjas negras tomou as ruas em protesto contra o governo e a legislação Anti-Emo. Cartazes exibiam frases como "Mate o estado em você" e "Um estado totalitário encoraja a estupidez".

    No Reino Unido, os emos marcharam contra a imagem deles propagada pela mídia, especialmente nos tablóides. Os jornalecos alegam que a música emo pode levar ao suicídio.

    Ficam duas perguntas diante dos fatos e da transformação que sofreu toda essa idéia do emo:

    - Que tipo de necessidade de auto-afirmação foi capaz de agregar tantos adeptos?

    - Que mundo é esse onde, a despeito de todas as opiniões adversas, as pessoas não podem gozar do direito ao livre arbítrio?


    _________________
    .*.Tsukyomi.*.
    "Somos uma combinação diferentemente perfeita... você não é minha alma gêmea, você é minha alma!"

    Kitsune Takarai ^^~
    Vanilla

    Feminino
    Número de Mensagens : 66
    Idade : 22
    Localização : Minas Gerais/ BH
    Humor : alegre e feliz 8D
    Pontos : 4
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 31/05/2008

    Re: Lei Anti-Emo pode entrar em vigor na Rússia

    Mensagem por Kitsune Takarai ^^~ em Sab Ago 02, 2008 9:45 pm

    sério...
    gostei de ler essa matéria ^^

    nom vo comentar mta coisa pq odeio emo ~ naum tenhu nada contra qm gosta, mais qdo oq vc curte eh sempre confundido com emo, dah vontade d morrer ò-o por isso e outros motivos q nom gosto --'

    Tsukyomi
    Mirror

    Feminino
    Número de Mensagens : 199
    Idade : 24
    Localização : Sengoku Jidai
    Humor : Alegre
    Pontos : 12
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 23/02/2008

    Re: Lei Anti-Emo pode entrar em vigor na Rússia

    Mensagem por Tsukyomi em Seg Ago 11, 2008 5:28 pm

    Realmente eu concordo com vc, Kit... nao gosto muito do jeito dos emos e tbm detesto quando falam q "otaku e emo são a mesma coisa"... mas fiquei pensando, imagina se fossem nós, otakus e j-rockers?
    Será q o ser humano nao é capaz de se colocar no lugar do proximo por um segundo q seja? Se os emos são o q são (e quem conhece emo sabe q a vida deles é muito depressiva e meio depravada tbm) deve haver algum motivo, né?
    Será q reprimi-los desta forma é uma solução? Eu acho q não... pq nao tentamos entende-los e saber os motivos deles? Ou pq nao deixamos cada um viver sua vida da maneira q bem entende e cuidamos do nosso nariz??

    Bom, foi isso q tirei desta materia.........


    _________________
    .*.Tsukyomi.*.
    "Somos uma combinação diferentemente perfeita... você não é minha alma gêmea, você é minha alma!"

    Kitsune Takarai ^^~
    Vanilla

    Feminino
    Número de Mensagens : 66
    Idade : 22
    Localização : Minas Gerais/ BH
    Humor : alegre e feliz 8D
    Pontos : 4
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 31/05/2008

    Re: Lei Anti-Emo pode entrar em vigor na Rússia

    Mensagem por Kitsune Takarai ^^~ em Seg Ago 11, 2008 6:11 pm

    realmente Tsuky, olhando por esse lado o-o
    fikei ateh sem graça agora XDD

    me colocando no lugar dos emos, naum gostariam q fizessem isso, proibindo os Jrockes ou otakus no Brasil .-.

    Hoshi Camui
    Last Song

    Feminino
    Número de Mensagens : 790
    Idade : 27
    Localização : Kyoto ~ Nihon
    Humor : Apaixonada pelo Gackt
    Pontos : 262
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 21/02/2008

    Re: Lei Anti-Emo pode entrar em vigor na Rússia

    Mensagem por Hoshi Camui em Ter Ago 12, 2008 1:54 pm

    tbm nao gosto de emos, ainda mais quando me comparam com um, mais é a vida...
    acho triste o que estão fazendo com eles, embora tem muito emo se suicidando a torto e a direito... por isso o povo fica com medo...


    _________________

    Conteúdo patrocinado

    Re: Lei Anti-Emo pode entrar em vigor na Rússia

    Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 4:50 am


      Data/hora atual: Dom Dez 11, 2016 4:50 am